Iton Online

            Nesta seção você pode ver o jornalzinho da Chazit numa versão on-line. Isto serve para você que faltou ao sábado, perdeu seu iton, está viajando, está com saudade de um iton antigo ou apenas com preguiça de ir até a sala pegar o Tachazit.


TACHAZIT
ANO:2006 Nº1


ISSO É VIVER
© 1983-2006 Chazit Hanoar Porto Alegre

Editorial
 

            Já diz o ditado: ano novo, vida nova, Chazit nova, vaadá iton nova. Depois de um dos maiores, se não o maior, semestres que a Chazit já teve, estamos voltando às atividades com a mesma vontade, pilha e determinação do ano que passou. Nesse novo ano de atividades, a Chazit adotou o lema “ISSO É VIVER”, por crer que ele mostra bem como a Chazit e, por conseqüência, todos com ela envolvidos – chanichim, pais, peilim -, faz parte de nossas vidas.

            A vaadá iton, bem como a Chazit, está voltando às atividades com mudanças, que serão percebidas ao longo de todo o semestre. A constituição do “corpo editorial” do nosso Tachazit também mudou: agora, a vaadá iton é composta por Tosco, Piras, João e Engelman, além de Lennys como Rosh Iton, o responsável pelas edições de nosso jornal.

            Desde já, a vaadá iton agradece o apoio e conta com todos que conosco quiserem colaborar, seja com elogios, críticas ou sugestões. Esperamos que o primeiro Tachazit do semestre agrade a todos e seja mais um dos elementos que fazem da Chazit o que ela é hoje.

            CHAZAK VÊ ALÊ

    Gabriel Heller

Rosh Iton Interino


Notícias de Israel

Salve, querido povo chazitiano. Após alguns meses de férias, estamos de volta com tudo o que aconteceu na nossa querida terrinha nestes últimos tempos. A verdade é que houve uma série de acontecimentos de grande impacto nesse período.

            Sharon, após anunciar a criação do novo partido, o Kadima, e ser o candidato natural para o cargo de primeiro-ministro nas eleições que ocorrerão dia 28 de março deste ano, sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) e foi internado. Seu estado no hospital é crítico apesar de se manter com vida. Assim, ele certamente não poderá ser eleito nestas eleições.

            Devido a esses problemas com Sharon, assumiu interinamente o governo seu vice Ehud Olmert. Nas pesquisas sobre intenção de voto para as eleições, o Kadima aparece recebendo cerca de 40 cadeiras no Knesset (o Parlamento israelense), com uma grande vantagem sobre o segundo colocado, o Avodá (com cerca de 20 cadeiras) e, em terceiro, aparece o Likud, ganhando cerca de 15 cadeiras.

            Outro fato muito importante nesses últimos meses foi a vitória do Hamas nas eleições parlamentares palestinas. Num resultado surpreendente o grupo terrorista conquistou 74 das 132 cadeiras do parlamento palestino.

            Com a vitória do Hamas, o governo de Israel anunciou que não negociará com um governo palestino que prega a destruição do Estado de Israel e congelou o repasse financeiro aos palestinos. Do mesmo modo agiram os EUA e a União Européia.

            Apesar da pressão internacional, o Hamas não recuou na sua posição de que Israel deva ser destruído e, apesar disso, a União Européia repassou 120 milhões de Euros aos palestinos para impedir um colapso econômico.

            Desde que o Hamas assumiu o poder, alguns ataques com mísseis Qassam foram realizados contra Israel, mas o Hamas não assumiu a autoria. Em resposta, Israel atacou alguns líderes terroristas palestinos.

            Assim está a situação em Israel e, em breve, muitas coisas podem mudar, dependendo dos resultados da eleição do dia 28 de março e das ações do novo governo palestino. Será que o Hamas cederá às pressões internacionais e reconhecerá o direito à existência do Estado de Israel? Qual partido político vencerá as eleições em Israel? E como serão suas relações com o governo palestino?

            Por enquanto é só pessoal, nos encontramos em alguns sábados! Isso é Viver, Chazit Hanoar.


Casparroto
 

            E aí queridos chaverim da Chazit! Estava com saudades de vocês! E tenho certeza que vocês também sentiram minha falta. Quem mais poderia contar-lhes as mais calientes notícias de nosso querido movimento? Apesar de eu ter sentido falta de vocês, não creiam que eu me afastei de minha ocupação. Durante as férias trabalhei muito para acompanhar o ritmo de nossos chanichim.

            Como boa parte do mundo judaico, aproveitei minhas férias indo para Capão da Canoa, obviamente, incógnito. Quem poderia reconhecer-me com a ultra moderna fantasia de i-pod com câmera digital? Por isso não tentem desmentir os fatos, pois tenho tudo gravado em minha memória de 20000000000 Gigabytes. Ao som dos hits do verão, pude acompanhar de perto o que rolava na badalação caponense e o que primeiro vi foi uma benção para mim. Como um fósforo riscando uma caixinha, a chama do amor se acendeu: os lábios de David (Nitzanim) e Júlia Scheir (Nitzanim) ocuparam, contrariando todas as leis da física, (afinal o amor é irracional) ao mesmo tempo o mesmo espaço.

            Depois dessa demonstração fulgurante da exuberância chazitiana, decidi que era tempo de repôr minhas energias. Comprei um crepe duplo de Stikadinho e coração e, como não agüentava mais ouvir “Se ela dança, eu danço” aproveitei o ensejo e me transformei no próprio crepe. Engenhoso, não? Depois de um tempo vagando pelas ruas de um porto não muito alegre, minha melancolia foi quebrada por mais uma cena amorosa.  

            Duas pessoas encontraram-se e, de repente, sentiram aquela dor no baço que se sente depois de muito esforço físico, mas não era esforço físico. Era apenas o Cupido que tinha errado suas flechas. Mas a falta de pontaria do Cupido não foi suficiente e Márcio (Amelim) e Jéssica Lerrer (Mordim) se deixaram levar pela força avassaladora do amor.

            Como tudo o que é bom dura pouco, minha fantasia de crepe chegava ao fim. Percebendo o perigo iminente, optei por uma fantasia mais segura. Escolhi a confortável e resistente vestimenta de pulseirinha Live Strong do Beto (Ofakim). Após muito sacolejar no calor do Ibiza, pude ver, de camarote, a integração do meu ingênuo hospedeiro com nossa querida Bruna Chester (Amelim).

            Agora que vocês já estão devidamente informados de tudo aquilo que vocês sempre quiseram saber, posso despedir-me de vocês com a certeza de que na próxima edição as notícias serão ainda melhores e aproveitar para ressaltar que o intuito desta coluna é apenas divertir os chanichim, sem ofender ninguém         


Comentários Esportivos por Marco Allan Brado

           E aí queridos chanichim, peilim e etc. do meu coração varonil!Estamos de volta neste glorioso novo ano tnuatí onde relatar-vos-ei todas as esdrúxulas jogadas sucedidas no agora reformado Complexo Poliesportivo Chazit Stadium, vulga cancha externa.           

Depois de uma transação milionária, finalmente acertei contrato com a galáctica seleção do nosso amado e venerado jornalzinho: o Tachazit. Estou feliz em anunciar que minha permanência estará garantida por mais, no mínimo, seis meses.           

Ano novo, espíritos renovados, lesões recuperadas (exceto o joelho do Chanin, que, por ser constituído de cristal, está, mais uma vez, quebrado). Desfalques à parte, vamos nos concentrar nas promessas reveladas nestas férias. João Pedro, chanich de Omanim, demonstrou um futebol ágil, vigoroso, determinado e eficiente. É quase o Pelé loiro. Olheiros de clubes europeus já demonstraram interesse, mas a Chazit, por motivos de segurança, foi obrigada a rejeitar as propostas. Na mesma circunstância momentânea pudemos observar que o futebol feminino chazitiano está em plena expansão com a  nossa matadora e artilheira Gabi (irmã da Paula – ó que saudades).

            Não podemos deixar de lembrar que apesar da evolução futebolística da Chazit temos alguns fatores que nos empurram para baixo, quase nos tornando meros protozoários, como, por exemplo, o Guto, que, com seu formato cilíndrico esbanja as mesmas habilidades do seu querido  irmão, Dinho – ó que saudades. Pescando na área como se fosse Romário, perdendo gols como se fosse Lipatin e sendo tão bom nas bolas aéreas quanto uma anêmona do mar se resume em apenas um nome: Ricardinho (Mordim).

            Como todos sabem, e, se não sabem ficarão, sabendo agora, o seminário de madrichim foi um sucesso e com direito a muuuito futebol! E pra não diferenciar de outros seminários teve direito também a horripilantes jogadas proporcionadas pelos nossos queridos peilim. Não tanto pela chuva, quanto pela falta de perícia dos peilim, houve uma sucessão de isolamentos da bola [que era verde-limão por causa da neve do Latoma (lembram da última machané de inverno lá?)]. Destacar-vos-ei que Engelman, com seu futebol de extrema periculosidade, conseguiu jogar ainda abaixo das expectativas, enquanto seu companheiro de área, o patroleiro João Sóbis, mostrou que o shnat não fez bem tanto para sua forma física, quanto para o seu futebol.

            Espero que, a partir do próximo sábado, o futebol chazitiano continue a ridicularidade que sempre foi, pois não pretendo que meu contrato expire antes do tempo determinado de 6 meses por falta de comentários. Ressaltamos que esta coluna não foi feita para magoar nem ofender ninguém, apenas arcamos com as duras conseqüências que o péssimo futebol chazitiano acarreta.

                                                                    Agradecido,
                                                                                     Marco Allan Brado


Entrevista

        Para as primeiras entrevistas deste ano, chamamos o casal de irmãos “Sandes Júnior”, Ariel e Rebeca. Aproveitem as entrevistas e divirtam-se. Para melhor compreensão das entrevistas, notar que em  negrito  estão as perguntas, enquanto travessões ( - ) no meio das respostas são interrupções do entrevistador.

Isso é viver, Chazit Hanoar.

 

Com o chanich...

Nome: Rebeca

Apelido: RE, REBE, REBS, RIVKA, TOSCA

Kvutzá: Agora Mordim

Idade: 14

Comida? COMIDA ÁRABE, ceeeeeeerto!! Aaaamo!!

Sonho? Boa essa. Huuu (momento de suspense). Não tenho um especificamente. Depende do momento e do que eu quero naquele momento. Mas acho que o maior sonho que uma pessoa possa ter é realmente ter uma chance na vida e ser feliz

Livro? No momento leio AS CRÔNICAS DE NÁRNIA sabe? Mas um que eu gostei muito foi a garota americana – sei..

Sobre o que trata? Uma garota americana que por um acaso salva a vida do presidente dos EUA  e ela fica famosa e toda aquela porcaria lá e ela entra pra ONU, faz muita coisa, mas resumindo seria isso, e ela tem uma aula de artes que foi um castigo, e tal. Tudo leva a uma coisa. e ela gosta de um guri bla bla bla e tu sabe o final né -...nao... - Então lê o livro.

Perfume? DOLCE & GABANA. LIGHT BLUE. eu recomendo. Adoro perfumes. Tenho giovana baby, macherrie, da pantera cor de rosa, ops

Namorado? não não. meu coração não tem dono, mas não quer dizer que o mercado está livre. Por enquanto, é bom estar só.

Msn? re_beca18@hotmail.com; quem quiser, me adiciona, terei o maior prazer de conversar  

Toque de celular? SELVA - bááá é o mlehor de todos; muuuuito bom /todos amam - São sons de macacos, babuínos, e gatos silvestres? – não, não. Ainda não

Filme? MOULIN ROUGE, PENETRAS BONS DE BICO, CASAMENTO GREGO, CRONICAS DE NARNIA, MUNIQUE, HITCH

 

Com o Madrich...

Nome? Ariel Diniz Sandes

Apelido? Ari/Léo/Sabão em Pó/Pequena Sereia/Tosco

Aniversário? 18 de maio

Toque de celular? nem sei faz um tempo que nao toca, já volto. (dez minutos e muita briga com o celular depois) timbre 1*

Livro? Contraponto, de Aldous Huxley

Sobre o que se trata? Prefiro não dizer... Não leiam

Música? aff.... - não conheco essa música – Bohemian Rhapsody, do Queen

Ídolo? não tenho idolos

Orkut? não tenho

Qual a sua opiniao sobre ele? chato. muito chato. com alguns toques de carisma

Sonho? Descobrir que Bill Gates eh meu pai

Uma qualidade? Beber água. Sou muito bom nisso. Ninguém me vence nos 2 litros rasos

Perfume? Serve desodorante? - Desde que cheire... - Axe

Se você fosse um animal, qual seria? Por  quê? Um mamute porque aí eu poderia comer muito mais. Adoro comer.

Comida? Xis Xexel

Se você fosse parar sozinho numa ilha deserta. O que você levaria? um avião

Filme? Laranja Mecânica e A Vida de Brian - Bastante filosófico...


Copyright © 2003-2006 Chazit Hanoar Hadrom Americait. All rights reserved.

 

 

CHAZIT HANOAR

Chazit Hanoar

Porto Alegre

 PORTO ALEGRE