CHIDON - 2013

Machané




                O que é uma machané? Sei que explicação alguma que eu pudesse dar se quer chegaria perto de descrever o que é esse fenômeno. No entanto, vou encarar o desafio de traduzir em palavras um pouco do que sinto sobre esse momento mágico de um semestre.

                Começo justamente pelo melhor termo que encontrei para definir uma machané: fenômeno. A tradução literal de machané seria, no contexto da tnuá, “acampamento”. Bom, não preciso nem dizer para aqueles que já foram a uma machané que o que vivemos no Sítio São Luis, no Zanzibar, no Laranjal, e em tantos outros lugares é muito mais do que um simples acampamento. Tudo parece ser tão raro, tão extraordinário; cuidamos cada momento como se fosse o último. Há uma mudança que nos envolve durante quatro dias e que pouco podemos compreender, que se traduz em risos na Messibá e em lágrimas no Sikum; fenômeno é quase que um sinônimo de machané.

                Mas deixamos de lado as definições e vamos aos fatos... Durante todo o semestre temos peulót a tarde e depois retornamos para nossas casas. O tão esperado dia de Chazit chega ao fim. Em uma machané, toda a tnuá se reúne por quatro dias, respiramos Chazit vinte e quatro horas, sem parar. Nada mais gratificante do que esses momentos. Vemos ao nosso lado todos que compartilham os mesmos sentimentos pela tnuá, reconhecemos neles o olhar de plena satisfação com tudo que acontece naqueles breves dias. Às vezes ainda temos a oportunidade de extravasar essas sensações em peulót conjuntas, como a Gincana Porca inesquecível no Sítio São Luis ou, mais recentemente no clima coletivo do Laranjal.

                Por sinal, alguns devem estar se perguntando o que é Gincana Porca. Esses também devem ficar meio perdidos se falarmos em Ataque, Peulá de Susto, Messibá, Raio Mortífero, Mundo Deco... Estão esperando algum tipo de explicação? Peço desculpas, mas como eu disse no início, não teria a pretensão de explicar uma machané. Fico tranquilo porque sei que quem já viveu uma com certeza entendeu. Este é um privilégio que somente quem foi, é ou será Chazit poderá ter!