Notícias do Shnat

Shnat 2004

>>2009  >>2008  >>2007  >>2006  >>2005  >>2004

Queridos e saudos chanichim, madrichim e demais chaverim 

    É com muito prazer que volto a escrever depois de longa data. Faz tanto tempo que não mando noticias, que agora o Machon (programa em que estamos Sissi e eu) e o Megamot (onde o Gui está) já estão na fase final!!! Parece mentira que saímos dai há quase 100 dias, passou voando!!! E mesmo assim, conhecemos muita coisa, aprendemos muito e, principalmente agora que ta acabando o programa e ta na época de entregar os trabalhos, fizemos muitos projetos pra Chazit - aguardem, Chazit 2005 bombando!!! São muitas noites mal ou não dormidas pra acompanhar o pique daqui; aulas, passeios, peulot, festas, até spa com sauna e jacuzzi a gente tem!, e é a correria pra poder aproveitar tudo, porque cada segundo escorre entre nossos dedos. 

    Pra terem uma idéia, vou contar a semana passada: começou domingo (aqui as semanas começam domingo, já que final de semana é sexta e shabat, né?) com passeio pro Monte Herzl, onde esta enterrado o dito cujo e quase todos os grandes lideres da nação, alem de todos chaialim (soldados) mortos em guerras. Depois conhecemos a prisão onde ficavam os terroristas judeus do período pre-independência, e o primeiro bairro fora da cidade velha de Jerusalém, Iamin Moshe - tudo isso em Jerusalém mesmo. Nos mandamos pra Tel Aviv e conhecemos lá o Instituto de Ciências Weizmann, fomos num parque que tem lá tipo Museu de Ciência e Tecnologia da PUC, muito legal!!! , e por ultimo no dia o local onde foi declarado o Estado de Israel - muuuuuuito emocionante, sem noção!!! 

    Buenas, se eu for contar toda a semana ninguém vai ter saco de ler, então, num rápido resumo, ficamos mais um dia em Tel Aviv, viajamos por uns kibutzim, merkazei klita e Universidade de Haifa num programa preparado pelo Departamento de Alia da Agencia Judaica e depois fomos pra um bosque do Keren Kayemet leIsrael, trabalhar lá arando a terra, empilhando pedra e cortando galhos, preparando terreno pra gente dormir lá ao leu em sacos de dormir! Para acabar a semana, dormimos todos juntos (todo Machon) na praia de Nitzanim, no sul de Israel, passando a friaca de noite, hehehe. 

    Agora temos mais duas semanas no Machon, um tiul pro norte de Israel e deu de estudos, vamos pra uma colônia de ferias de olim chadashim etiopim (emigrantes novos etiopes) passar um tempo lá como madrichim deles, e nos mudamos pro kibutz, só a Chazit, todos snifim juntos, pra planejar todos os próximos anos da tnuá :D 

    Galerinha, acabei de contar as novidades, então vão os choramingos, hehehe. A saudade aqui é muito grande, vocês não tem noção! Mesmo passando todo o tempo em função da Chazit, e tando muito feliz por ta aqui aproveitando muito, não é a mesma coisa pensar na Chazit e passar com vocês cada sábado, cada peula ou cada machané!!!! O peito aperta, olhando as fotos da geral no site da Chazit - parabéns pra Vaadat Internet, por sinal!!! - mas ai a gente pensa que estamos aqui pra ano que vem estar ai de novo muito mais preparados e com toda a pilha, e passa a dor, hehehe ;) E oh, pra quem quiser escrever: anipe13@hotmail.com !!!! 

Beijaaaaaao pra todos, "los extrano mucho"!!!!! Chazak ve Ale!!!!!!

Anipe - 16/06/04


                                      
Qualé, chevre!!!! Mais uma vez to escrevendo pra contar como andam as coisas aqui em Eretz Israel!!! A Hachshara, nome original do programa Shnat Hachshara, que significa Ano de Preparação, ta norótico, (expressão utilizada a cada 2 minutos pelos cariocas) isso é, a gente não para!!! 

    Nas ultimas semanas foi Yom HaShoa... Participamos de três Tekasim, (atos) um do Machon, só com o pessoal daqui, um do kibutz onde é o hotel do Machon, que tinha uma série de sobreviventes que vive hoje aqui, e um no kibutz Yad Mordechai, a 10 km de Gaza, que tinha mais de 500 pessoas, com direito a discurso do chefe maior do Tzahal... Esse ai foi punk, com soldados cantando, fotos, velas, e, no final, como em todos tekasim, o Hatikva. Sempre nos emocionamos nessa hora, mas nesse tekes em especial, com 500 jovens do mundo inteiro cantando juntos... sai de lá sem palavras, assim como fico ao tentar descrever agora o que senti. 

    Ah, quase me esqueci... Sabem aquela sirene que sempre toca no colégio, e que dizem que em Israel para tudo nessa hora? A gente tava no meio de uma rua quando tocou, fazendo uns trabalhos. Quando começou, todos carros pararam, todo mundo desceu deles, quem tava de moto parou e tirou o capacete, as pessoas que estavam caminhando, parando, ouvindo. Algumas pessoas começaram a chorar depois, outras, como eu - mais uma vez - ficaram sem palavras... Não é uma sirene qualquer, de ambulância, policia, ou uma buzina de moto que não para; é uma sirene que parece um grito e um choro juntos... Só estando aqui, e ouvindo isso, pra entender! 

    Voltamos pro Machon depois disso, e após alguns dias, já saímos de novo, pra passar Yom HaZikaron e Yom HaAtzmaut em outro kibutz; Guevulot, pro sul de Israel. Yom HaZikaron aqui é mais forte ainda que Yom HaShoa, porque as pessoas que são lembradas nesse dia são sempre familiares de alguém aqui, ou amigos... Bom, passamos o dia inteiro meio "de luto", já que era um dia muito triste pro povo de Israel (o mais triste do ano) e mesmo que as pessoas da diáspora não sintam tanto esta data, ficamos contidos em sinal de respeito! 

    Não sei se todos sabem, mas aqui as datas festivas (só festivas, o calendário utilizado no dia a dia é normal, inclusive nos horários) começam com o nascer da primeira estrela, então Yom HaZikaron começou numa noite, e durou ate o nascer da primeira estrela do dia seguinte, e nesse momento começaram as comemorações de Yom HaAtzmaut!! É, assim mesmo, em um momento, ta todo mundo muito triste, recordando, e logo depois, começa a fazer festa - fantástico, não?! 

    Yom HaAtzmaut comecou com um Mifkad Esh, um mifkad com aquelas estofas pra por fogo e ficar desenhos e escritos, ai tinham varias frases de 56 Anos de Israel, pomba da paz, Maguen David, e tudo isso seguido de um show de fogos de artifício lindo!!!! Como se fosse pouco, teve uma janta muuuuuuito pegada, tudo isso no kibutz, com direito a dança no meio do salão, e os kibutznik só olhando e rindo da pilha dos latino-americanos. Pra fechar a noite, pub ate altas horas da madrugada! 

    No dia de Yom HaAtzmaut, (dia, porque é uma noite e um dia, nessa ordem, cada chag) fomos pra um parque em Tel Aviv, o Luna Park! Montanha russa com looping de frente e de costas, barco viking, bamba, varias coisas que deixaram a gente enjoadão mas que nos divertiram muito! Enfim, foi só alegrias!!! 

    Agora voltamos pro Machon, pra dois dias de aula, e depois final de semana, sexta e sábado, hehehe, e domingo já voltam as aulas ao normal! Ai é maratona de estudos, conversas, peulót e festas - quer o que mais?! Ah, piscina, sauna e jacuzzi? Tem aqui também! 

    Bom, agora que já deixei todos vocês com água na boca, vou nessa, deixando claro que mesmo com toda essa vida boa e uma sensação que não existe como explicar, que é muito mais do que estar feliz, que estou com muita saudade de todos vocês, e que quero que vocês curtam muito todo esse ano e a nossa Chazit, porque ESSE É O NOSSO ANO!!!! 

    Beijão pra todos!!!! Chazak vê Alê!

Anipe - 28/04/04


                                               
Chanichim, chanichot, demais chaverim,

    É com muita alegria que escrevo pela primeira vez pra vocês! Primeiro de tudo, alegria de estar em Israel, conhecer esse país lindo, curioso, diferente... Especial! Especial, porque aqui (AQUI EM ISRAEL, engraçado escrever isso) é o único país judeu do mundo, daqui que vem nosso povo, nossas raízes, tradições, aqui que tá o Kotel, entre zilhoes de outras coisas! 

    Tambem estou muito feliz de estar aqui porque estou completando mais uma parte do ciclo da nossa tnuá, o Shnat! Estou aqui pra estudar milhares de coisas, aprender hebraico, ver como a nossa Chazit é grande e conhecer e pensar... 

    Aqui não temos tempo livre, sempre estamos fazendo algo ou falando com alguém, seja em festa, seja no gramado do hotel que tem também sauna e piscina que esta instalado o Machon, seja nas aulas! Não sobra muito tempo pra pensar, mas o que nossos morim e madrichim nos propõe a pensar são coisas tão interessantes, que ficam martelando na cabeça, e acaba que não temos outra opção senão pensar! 

    As aulas em sua grande maioria são boas pra caramba, varias com peulot no meio. Tem uma que é só de jogos, uma viagem! ... Em muitas, tem prova, trabalho, livros pra ler, a coisa não é só festa como pensam, não, mas são coisas que da prazer de ler, porque todos sabemos que aqui temos uma oportunidade única!! 

    Com certeza todos já sabem da morte do líder espiritual do Hamas e bla bla bla. O pessoal aqui ficou em estado de alerta, ai nos passamos uns dias sem poder sair da nossa rotina de aula-piscina-futebol e (como cereja em cima do sorvete) festas, isso é, sem deixar o Machon, mas tava tudo muito tranqüilo, certamente ao contrario do que todos os jornais daí noticiaram. É aquela coisa que a gente sempre fala na Chazit, de como a mídia nem sempre mostra verdade, como as coisas são aumentadas, pois é, agora to aqui do outro lado vendo como funciona! ... 

    Hoje é dia 05 de Abril, ou 15 de Nissan, e daqui a algumas horas começa o seder aqui (cinco horas antes de começar ai), dai o pais para geral, pra comemorar "o surgimento do povo judeu", e passa uma semana sem pão, hehehe. Ta cada pessoa (algumas em duplas ou pequenos grupos) na casa dos seus parentes, pra comemorar, e eu to na casa de uns primos, em Ramat HaSharon, ao lado de Tel Aviv. 

    Bom, chevre, (galera) por hora isso é "só" o que tenho pra contar, muuuuuuuito resumidamente, porque é impossível contar tudo - o tempo aqui não para, não paramos um segundo de fazer coisas, mas já faz quase um mês que saímos dai e passou voando, muito rápido!!! Com isso, a saudade vai crescendo, coração apertando, mas tudo isso faz parte e vale muito a pena!! 

    Beijão pra todos, e aproveitem muito a Chazit Hanoar, porque ela vale ouro! 


Anipe - 05/04/04