Notícias do Shnat

Shnat 2008

>>2009  >>2008  >>2007  >>2006  >>2005  >>2004
 

MACHON

Eae chevre!
 
Bom, já passou muito tempo que nem lembramos quanto, mas, acreditem, passou mais rápido que o espirro do Bacaltchuk.
 
Seguindo o calendário judaico, que ai está para nos educar, passamos por Pessach e agora por Iom HaShoah e logo virão Iom HaZikaron e Iom HaAtzmaut.  Em Pessach acontecem as férias escolares de primavera em Israel, logo tivemos uma semana de férias. Entretanto, antes disso, o Machon nos levou em um passeio incrível para o norte, que começou com uma trilha e um rappel em uma coisa que parecia uma caverna, mas não era bem uma caverna. Depois fomos para a romântica cidade de Cesarea e, em seguida, para Tel Chai; passeamos de Jipe no Golan, perto da fronteira com a S'iria e, por ultimo, fizemos rafting no Rio Jordão. No Brasil, o rio Jordão seria chamado no máximo de córrego, mas a diversão das 116 pessoas remando e se molhando fez com que o rio parecesse o Amazonas e o shnat uma eternidade (ooohhhh). No meio de tudo isso ainda almoçamos com Druzos, visitamos Tzfat(uma cidade tortuosa, bonitinha, religiosa,
fria e famosa por sua tradição Cabalística) e fomos a praia no Kineret.

Nas férias que se seguiram, a maioria das pessoas foi visitar sua família em Israel e quem não tinha familiares ou foi acampar ou foi com a família dos outros. Passamos 5 dias sem ver nossos amigos de shnat e sentimos uma imensa saudade de estar com toda a galera. Essa saudade foi saciada no fim-de-semana em um marco incrível do shnat: o Boombamella, um festival de musica de 3 dias sem parar, onde todos dormem acampados numa praia entre Ashdod e Ashkelon. Tocaram clássicos israelis como Mush Ben Ari, Aviv Geffen, Klo 6, HaYehudim, Xuxa e Babado Novo. De fato, a música que tocava quando chegamos era Ilari-lari-ê, havia uma tenda latina e um equatoriano do megamot tocou em um dos palcos.
 
Recomeçou o Machon e reencontramos nossa rotina de aulas, da qual tínhamos muitas saudades. Logo veio Iom HaShoah e saímos a rua para estar com a sociedade israeli quando soasse a sirene em recordação as vitimas da Holocausto. Realmente, é um momento único  e especial. Agora o país se prepara para festejar seu sexagésimo aniversário e por todos os lados se vêem bandeiras, decoração, luzes e se planejam festas. Isso tudo nos lembra que a Chazit esta prestes a cumprir seus 25 anos. Não poderemos compartilhar esse ano mágico com todos vocês, mas estamos aqui pra que o vigésimo sexto (e todos os próximos) aniversários sejam ainda melhores.
 
Bom, por ora isso é tudo (ou quase tudo)... Neshikot; les extrañamos muchissimo y les quieremos áun más!
 
Tosco e Piras



M
EGAMOT


                               
E ai galerinha da chazit!!!!!

Estamos todos com muitas saudades de todos por ai!!

Ficamos sabendo que a Chazit ta bombando e cada vez crescendo mais! Estamos muito orgulhosos de todos!

Estamos aqui há quase 2 meses e meio e o megamot é muito intenso por isso estamos mandando noticias só agora!

Durante o primeiro mês tivemos aulas de hebraico na nossa base em Natanya e começamos as nossas megamot, que são aulas que temos com pessoas com muito conhecimento e tudo relacionado à tnuot! Durante esse tempo também tivemos palestras sobre diferentes assuntos como conflito árabe-israeli, valores judaicos e varias coisas legais.

Durante este primeiro mês tivemos também o feriado de Purim e nos impressionamos como todos aqui se fantasiam e comemoram pelas ruas! Foi muito legal fomos ao Machon e nos encontramos com o Piras e o Tosco junto com toda a galera da Chazit dos outros snifim!

Agora estamos em outra base também em Natanya e começaram os tiulim por toda Israel. Passamos por uma experiência maravilhosa na gadna e conhecemos muito como vivem os raialim e fomos muito elogiados como chanichim na gadna! Tivemos o feriado de Pessach onde cada um fez seu seder e depois um passeio, relembrando a história de Moshe pelo deserto. Durante esse passeio fomos à Massada, mar morto e muitos outros lugares lindos que relembram muito a história do nosso povo!

Passamos nos últimos dias por um seminário de Shoá que se finalizou com a sirene que toca por todo pais e todos param! É incrível a sensação que tivemos vendo o quanto as pessoas realmente sentem o que foi o holocausto!

Continuem assim, bombando muito, porque quando a gente voltar queremos ver a Chazit com uma pilha inimaginável!

Aproveitem tudo que a Chazit oferece pra vocês e sintam ela cada vez mais!

 

Beijos Felizes dos madrichim mais lindos da chazit

 

Engen, Quel e Re


MACHON

                                              

        Que passa, chicos?!
 
        Bom galera, escrevo pra vocês com uma pontada de saudades (ainda mais por que hoje não teve sábado de Chazit), mas com a certeza de que não há nada melhor do que passar um ano aqui na Terra Prometida, onde o Shnat continua freneticamente...
 
        Aqui no Machon tivemos um passeio por vários institutos judaicos, fomos numa Yeshiva que fica em frente ao Kotel (e que tem uma vista fenomenal que não se consegue facilmente), depois tivemos um seminário de líderes sionistas, que durou um dia inteiro. No meio disso, muitas aulas (muitas, muitas aulas - das 8 da manhã às 7 e meia da noite, mas com pausas, né), muita amizade, rivalidade (sadia) Brasil- Castelhanos (até no vôlei a gente compete, mesmo porque isolamos a bola de futebol e não da mais pra jogar até conseguirmos uma nova) é uma forma de diversão que não existe fora do Shnat.
 
        Pra matar a saudade da Chazit POA (que ficamos sabendo que está bombando muito, Kol HaKavod!) tem peulá uma vez por semana, daí vem os madrichim da Chazit que fizeram aliah pra nos dar peulá, como o Pato e uma galera de outros snifim. Pra quem é das antigas, saibam que a Dada da aula no Megamot.
 
        Nesse fim de semana tiveram as comemorações de Purim aqui em Jerusalém e a galera do Megamot veio em massa aqui pro Machon, pra matar as saudades que temos uns dos outros. Nos todos nos fantasiamos e fomos comemorar na rua, cantando musiquinhas clichês com os israelenses. Não preciso nem dizer que foi incrível quando quase metade do Machon- Megamot (umas 120 de quase 300 pessoas) subiram todas juntas no último ônibus da Kiryah (o campus onde a gente vive) pro centro da cidade, cantando musicas das nossas tnuot. Os sabras (israelenses) não entenderam muita coisa, mas era Purim e eles curtiram que a gente tava feliz.
 
        Enfim, aqui acontece muita coisa e é impossível lembrar de tudo, porque cada minuto é emocionante. Até dormir, por causa do cobertor fenomenal que o Machon fornece. A gente se esforça pra aproveitar tudo, porque, como dizem, o Shnat já tá acabando (ok, ainda não passou um mês, mas passou muito rápido).
 
        Beijos e, pra Tiferet: BaShana Habaah beYerushalaim!

        Tosco.

 

 

   Eai galerinha jovem!

            Mando agora grandes notícias de Eretz!

            Nosso shnat começou há 2 semanas, na terça-feira, quando chegamos a Israel, depois de dois dias de viagem. Lá chegando nós encontramos com o quinto membro: Tosco que lá nos esperava.
 
            Ficamos em Shevaim, uma espécie de kibbutz hotel, onde ocorreu o Zehut Tnuati, um encontro que marca o início do shnat para todas as tnuót que vão fazer machon ou megamot da América Latina nesse semestre. Nele conhecemos muita gente do Uruguai, Argentina, Paraguai, Brasil, entre outros.

            Sexta-feira de manhã, fomos para o primeiro seminário da Chazit, em Yaffo, com mais as pessoas do Avanhandava e Noam que também vêm como Massorti.

            No domingo, nos dividimos entre Machon (Piras e Tosco) e Megamot (Engien, Quel e Rê). A partir desse momento posso falar apenas do Machon...

            Nos primeiros dias de Machon, escolhemos quais matérias estudar, além é claro das obrigatórias, fizemos um passeio por Ierushalaim, nos dividimos nos quartos, e tivemos algumas peulót do próprio Machon.

            Quarta-feira as aulas começaram com tudo, os professores são muito bons e o campus no qual estamos vivendo é muito bonito e agradável.

            Na sexta-feira, no nosso primeiro fim de semana livre, eu, o Tosco e mais algumas pessoas do Rio e de São Paulo fomos à Tel Aviv, onde nos encontramos com a Quel a Rê e o Engien. Fomos à praia e passeamos.
 
            Assim vamos seguindo o shnat. Está sendo realmente incrível, conhecendo muitas pessoas novas, aprendendo muito, vivendo todos os dias muito intensamente!
            Saudades de todos,
            Beijos e abraços,
            Piras!