Notícias do Shnat

Shnat 2007

>>2009  >>2008  >>2007  >>2006  >>2005  >>2004
 
 
   
    Eaii galeraa!!

    Em primeiro lugar, ja avisamos que em Israel o acento do teclado caiu em desuso...hehe

    Faz duas semanas que ja estamos divididos nos programas Machon e Megamot, entao as noticias vao ser tambem divididas assim. Na primeira semana, entretanto, tivemos o Seminario da Chazit, com o pessoal de todos os snifim. Tava espetacular! Peulot muito boas, integracao alaivre! Bom, agora seguem as noticias dos programas:

MEGAMOT

        Eaiiii galerinha tamo aqui no mega morrendo de saudades e temos certeza que voces tambem sentem entao pra ficarem um pouco mais perto de nos vamos contar um pouco da nossa vida aqui em Israel.

    Dia 18 de janeiro apos o 1 seminario da chazit que foi muito divertido, aprendemos muito, sem falar na integracao que foi incrivel, a gente foi dividido pela primeira vez e, a gente do megamot,veio para a base em natanya, para fazer ulpan. Quando chegamos aqui ja havia gente do equador, costa rica, peru, guatemala, colombia, italia, argentina,mexico, uruguai e brasil com quem estamos morando

    A primeira semana foi de apresentacao do programa, tinhamos peulot de manha, de tarde e de noite, grande parte delas de integracao para o grupo se conhecer.

    Entao na segunda o grupo realizou uma prova para ver em que nivel de hebraico estava e ficamos divididos em alef, alef plus, beit, guimel, dalet e dalet plus. E semana fica dividida da seguinte forma: Domingo - pela manha temos aula de hebraico, a tarde tem aula de lideres da historia judaica e fontes judaicas e a niote temos peula com nossos madrichim da chazit. Segunda-feira - hebraico pela manha, a tarde aula de atualidade de israel e introducao ao sionismo e a noite peula da Chavura. Terca feira mudamos um poco nossa rotina e o megamot e dividido em 3 grupos de trabalho, que viajam para sul, centro e norte de Israel com o objetivo de vivenciar um pouco da rotina da sociedade israelense a noite tem chuguim que sao cursos de metodos de hadracha, harkada, esporte na hadracha e jornalismo. Na quarta-feira voltamos as aulas de hebraico pela manha, a tarde temos as megamot que sao aulas eletivas onde os chanichim tem quatro opcoes para escolher: lideranca, pratica de hadracha, filosofia da hadracha e administracao da tnua e a noite peula com todo megamot junto. Quinta-feira tem hebraico pela manha e depois do almoco estamos liberados. Esse e mais ou menos a nossa vida aqui.

    Fora toda essa parte ainda moramos na beira da praia, que e o lugar onde estamos todo tempo livre, ou nos quartos vendo tv sem entender nada em hebraico, ou fingindo que estamos entendo os mexicanos falando um espanhol muito complicado ..

    No mais eh isso galera, estamos com muitaaaaa saudadesss e com muita vontade de receber noticias de voces, desejamos um ano incrivel de chazit pra todos voces e nos aguardem que em 2008 vamo volta com toda pilhaa pq a CHAZIT E TOTALMENTE DEMAISSSSS!!!!!

    obs: os integrantes do megamot sao pedro, victor, yafa, saffer, gitz, lennys e manita..nos mandem recados pelos nossos orkuts..BEIJAOOOOO

MACHON

    Estamos escrevendo de Kiriyat Moriah, o campus onde moramos (Sibem, Pirula, Roger, Maya e - as vezes - o Samibin).

    Kiriyat fica em Ierushalaivre e vamos ficar aqui ate junho. O lugar e demais. Temos aulas de domingo a quinta(sim, amiguinhos lentos, o final de semana aqui e de sexta a sabado). Temos tambem peulot da Chazit semanalmente e entre os madrichim esta o Pato. Ja visitamos a Cidade Velha, fomos ao Museu dos Cegos, ao Museu da Coexistencia, ... Da pra ver que temos muitas atividades culturais aqui tambem. Na Kiriyat tem pessoas do Chile, Uruguai, Argentina, Paraguai, Venezuela, Mexico e, em outro alojamento, pessoas da Africa do Sul, Australia, etc...

    Agora que ja estamos aqui ha quase um mes podemos dizer com certeza: facam Shnat! As experiencias sao incriveis, a capacitacao e unica! Chazit, em alguns meses estamos de volta certamente com muito pra oferecer pra todos, como pessoas e como madrichim!

    Chazak veAle, Kvutza Shnat 2007 - Sharsheret Bashana HAZE beIerushalaim!!!

    Sharsheret - 09/03