Notícias do Shnat

Shnat 2009

>>2009  >>2008  >>2007  >>2006  >>2005  >>2004
 
 

    Masa LePolin(Jornada de aprendizagem na Polônia)

    Eai chaverim!!!!!!

    Tudo bem?? Tudo pronto pro Eliahu?? Dica: Um pequeno exemplo de um vídeo vencedor: (link do pianista)

    Espero que esteja tudo bem com vocês; nós estamos muito bem, cada vez mais felizes, cada vez mais completos e cada vez mais vividos.

    Hoje escrevemos, recém-chegados do já famoso Masa LePolin, que penou pra sair, mas que cada minuto valeu o esforço de todos.

    Apenas no dia 10 de Maio fomos avisados que iríamos à Polônia dentro de apenas uma semana. Juntamente com os sentimentos de surpresa e alegria que estavam no ar, vieram os sentimentos de responsabilidade e força conjunta.

    Agora que já estamos de volta percebemos o quão importante foi essa viagem para toda essa juventude que aqui se faz presente.

    Para não nos alongarmos muito, contaremos um pouco do que foi isto tudo. E lembramos, é uma experiência única e incrível que todos deveriam ter a chance de fazer, principalmente nós, o povo judeu.

    A programação foi muito intensa, passávamos os dias inteiros na rua, seja viajando de ônibus horas e horas, seja caminhando por antigos guetos e campos de concentração e extermínio.

    Nesse Masa a aprendizagem não parou. Nos tempos “livres”, assistíamos filmes no ônibus e ao chegar de noite no hotel sempre discutíamos sobre o intenso dia que tivemos.

    Numa viagem onde as tristes memórias pareciam prevalecer, o que permaneceu foi um sentimento forte, de pertinência, de saber que hoje somos um povo forte e unido; nos sentíamos bem de saber que tínhamos um lugar seguro pra voltar, um lugar onde hoje vivemos e evoluímos, o Estado de Israel.

    Voltamos da jornada com a certeza que essas chamas nunca se apagarão e de que passaremos tudo que vimos às próximas gerações. Afinal, este é o nosso dever.

    Bom, agora que já contamos nossa historia queremos saber de vocês! Coloquem fotos no Panim, mandem histórias por email, nos liguem contando novidades, mandem depoimentos no Orkut dizendo que estão com saudades, mandem um beijo por scrap ou um recadinho por torpedo, não sei, queremos saber de vocês.

    Ficamos sabendo que a Festa da Rua foi um sucesso, e que o novo moleton, como sempre, esbanjou beleza! Saudades daquele xuripã que só a Chazit sabe fazer.

    Aproveitem, aproveitem e aproveitem ainda mais aí, que é só quando se fica longe da magia dos sábados que sentimos a importância destes!

    Com muitas saudades, nos despedimos mandando um alto Chazak Ve Ale!

    Kvutzá Shnat 2009 - Tiferet


 
    Queridos chaverim (amigos né),

   Chegamos aqui dia 25 de Fevereiro e desde então tudo ocorreu intensamente, lindamente, inesperadamente e show de bola. Assim que chegamos, fomos recepcionados pelo Pato e todos os representantes da Chazit em Israel (Lishkat HaKesher), tivemos um seminário de boas vindas e introdução ao Shnat em Jerusalem mesmo.

   Dia primeiro de Marco começou o Machon LeMadrichim, em Jerusalém, num lugar chamado Kiryat Moriah, onde nos dividimos em dois programas um pouco distintos, o Nhiuli (Gus, Dan, Zatz, Dibi e Korman) e o Hadrachati (Salsa, agora Celso, Binho, Guto, Chester e Fe).

   A partir dai, iniciaram as aulas, contando com cadeiras de sionismo, judaísmo, shoa, hebraico, educação e muitas outras opcionais. As aulas nos impressionaram, pela capacidades dos professores(muitos ex peilim de movimentos juvenis), pelo conteúdo e por nos fazer questionar sobre tudo: a sociedade em que vivemos, o nosso judaísmo, o papel da Chazit e sobre nos mesmos como pessoas.

   Com o Machon, estamos conhecendo o pais e vivenciando através dos tiulim (ou passeios). No inicio de Abril, fomos todos juntos, com gente de toda a America Latina para o Norte - alias, aqui em Kiryat Moriah tem o Machon America Latina, Inglês (com pessoas da Austrália e África do Sul) e os grupos de Haialim(soldados de Israel) vindos do mundo inteiro que aqui aprendem sobre Israel - onde pudemos ver de perto toda historia que existe em lugares como: Tzfat, Cesarea, Rosh Hanikra, Tel Chai e tantos outros. Alem disso, nos divertimos fazendo rafting, caminhadas incríveis com cachoeiras, almoçando com os druzos em suas próprias casas e tendo peulot.

   Depois do passeio, voltamos a rotina normal, de aulas e curtição com toda a galera daqui. Os fim de semanas por aqui são bem divertidos, temos toda liberdade de sair a hora que quisermos e muitas vezes viajamos e vemos novos lugares com grandes amigos. Por exemplo, ha algumas semanas, fomos acampar na praia de Tel Aviv com oito amigos e acordamos com o nascer do sol, passamos o dia na praia e voltamos no entardecer, foi tudo muito bom.

   Os chaguim aqui são feriados nacionais e são vistos, é claro, de um jeito muito diferente do que sempre vemos no Brasil. Semana passada, terminou o feriado de quinze dias de Pessach, em que saímos de Kiryat Moriah e curtimos. Cada um foi a um seder na casa de uma família e depois fomos todos nos encontrar no Boombamela(festival de musica), onde passamos três dias na bela praia de Nitzanim, acampando e assistindo shows de grandes artistas. O festival terminou e o pessoal da Chazit ficou na praia, por mais dois dias, curtindo um momento de kvutza. Aí, um ônibus da Chazit veio nos buscar para nos levar a um hotel, onde tivemos mais um seminário, para finalizar bem o nosso feriadão. Aqui, temos também nossos madrichim da Chazit, são eles: Nil(Shnat 2005), Popo(Shnat 2006), Karina(Shnat 2005) e Ariel(Shnat 2005), também nos dão peulot o pessoal da Lishkat, como o Pato, o Yair, o Marcelao e a Jessica.

   Semana passada, fomos todos os guris, visitar o kibutz Hatzerim, onde fica o Dror Brasil e tivemos nossa primeira experiência kibutziana. La jogamos futebol, fizemos festa, fizemos churrasco e conhecemos uma turma legal, alias, fomos ao jogo da seleção de Israel contra a Grécia com eles(a torcida nacional marcou presença e o jogo terminou 1 a 1).

   Agora estamos num seminário de Iom HaShoa, Iom Hazikaron e Iom Haatzmaut, em que estamos passando por diversas atividades sobre estas datas. Fomos a principal rua de Jerusalém, a Ben Yehuda, ouvir tocar a sirene de lembrança e homenagem as vitimas da Shoa, momento em que o pais para por dois longos minutos para refletir e depois a vida continua. Passamos também um dia inteiro no Yad Vashem, sentindo de perto o que o nosso povo passou. Hoje começamos a parte do seminário de criação do estado de Israel, que esta bem vivencial, ja que as aulas pararam e os dias são inteiros de passeios, filmes e palestras.

   Amanha chega o pessoal da Marcha da Vida aqui em Jerusalem e certamente faremos alguma coisa com eles.

   Estamos recebendo noticiais muito motivadoras, para nos, daí. Ficamos sabendo que os sábados de Chazit estão tendo um clima mágico, o que nos deixa com muita saudade e muito felizes por tudo isso. Estamos aproveitando muito essa experiência incrível que o ciclo tnuati da Chazit esta nos proporcionando, crescendo e fazendo com certeza nossa tnua crescer ainda mais.

   Por fim, queremos mandar grandes beijos e abraços a todos e deixar claro que estamos mandando bem por aqui. Continuaremos trocando noticias e experiências.

  FAÇAM A DIFERENÇA e aproveitem muito. Tiferet, Kvutza Shnat 2009.